desgaste no casamento
Relacionamento

05 coisas que causam o desgaste no casamento

Você sabe o que pode estar causando o desgaste no casamento? Confira algumas possibilidades e entenda como melhorar.

Quando nos apaixonamos, o nosso cérebro associa somente as coisas boas de uma pessoa, isso acontece porque vemos apenas a parte externa do outro primeiro, o que é natural.

A curiosidade e a vontade de experimentar o novo nos faz ter uma ótica focada nas qualidades de uma pessoa, portanto nos apaixonamos pela aparência, jeito e a forma como ela se porta diante a sociedade (postura).

Com o passar do tempo vem a convivência, a rotina, a intimidade e o que era novo passa a não ser mais.

As pessoas precisam entender que toda aquela casca por fora, a beleza, o físico com o tempo vai embora, nós envelhecemos, todos nós… e o que fica é a essência um do outro. Amores baseados em conexões reais, em sentimentos reais sempre durarão de verdade. Quando é real, a essência basta. 

Entenda quais são as 5 coisas que causam desgaste no casamento

4 atitudes que desgastam o casamento

Se alguma dessas coisas estiverem presentes no seu casamento, está na hora de melhorar:

  • Controle excessivo sobre o parceiro: abra mão do controle, permita, tenha e respeite a individualidade do outro. Entenda que é impossível controlar a liberdade de alguém e que essa necessidade de controle diz mais sobre você do que sobre o outro. Ao querer controlar gera uma expectativa dentro de si mesmo que ninguém tem obrigação de atender. Faz sentido pra você?! Esse controle, quando excessivo, traz frustração, irritabilidade, mudanças constantes no humor e caso não observado e reconhecido a tempo, pode até mesmo se tornar algo patológico. O dilema é seu, é interno e precisa ser trabalhado, seja lá qual for o motivo do seu trauma não os despeje em cima do seu parceiro ou parceira, busque por autoconhecimento. 
  • Falta de diálogo: o casal para manter suas expectativas alinhadas precisa de conversas constantes. A intimidade não é só o toque físico, a intimidade é toda a troca que vocês têm dentro do relacionamento a dois, é o compartilhar pensamentos, se comunicar, é o conhecimento mútuo (saber e entender os limites do outro) . Opine, se importe, pergunte, queira também a opinião do outro, afinal vocês se escolheram. Se conheçam de novo todos os dias. Amor é troca, renovação e escolha diária.  A falta de diálogo pode gerar também muitas discussões e consequente dissincronia entre o casal. 
  • Finanças: com certeza, finança não é um assunto muito interessante para conversar com o seu par, porém dentro de um casamento se faz necessário ter diálogo aberto em relação ao quanto se ganha, para então juntos poder poupar ou gastar e assim manter a harmonia no relacionamento.
  • Segredos: não devem existir segredos entre o casal, é necessário que se tenha diálogo aberto e possam conversar sobre tudo e assim nutrir também vínculo de respeito e confiança entre ambos.
  • Negligenciar o romance: aquela sensação de euforia e entusiasmo do começo do relacionamento vai passando com o tempo, rotina. A intimidade toma espaço e é por isso que o amor deve sempre ser realista, caso contrário, o desejo sexual e a atração vão embora. E certamente quando admiramos a pessoa que está ao nosso lado, esse querer vem naturalmente porque é nutrido todos os dias pelo cuidado e zelo. Não negligencie o seu relacionamento. Trate a pessoa ao seu lado como se tratavam no início do relacionamento, conversem sobre tudo (inclusive sobre assuntos desagradáveis), dê carinho, atenção, se importe, esteja presente sempre que puder e for importante pro seu par que você esteja, tenham momentos de qualidade, se descubram todos os dias.

Quando reconhecemos que algumas dessas coisas estão presentes de forma frequente no relacionamento e parecer sem solução é indicado procurar ajuda de um profissional do ramo da psicologia, seja para o casal ou para tratamento individual.

E você, como tem evitado o desgaste no casamento? Conta pra gente.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *