Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê? Confira
Aplicativos

Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê? Confira

Como bem sabemos, a Rússia está em Guerra com a Ucrânia, e no meio disso tudo, a Apple e a Google removeram aplicativos na Rússia. Você sabe o porquê dessa atitude? Vamos conferir os detalhes ainda hoje, vamos mostrar todos os fatos que levaram às duas empresas a tomar essa atitude.

Essa parece uma atitude antipática, não é? No entanto, a Apple e a Google não tiveram poder de escolha, apenas obedeceram às sanções impostas pela União Européia. Quer saber mais sobre o assunto? Fique atento, pois vamos falar sobre o motivo e a abrangência dessa decisão. Então, não perca!

Confira: como investir da forma correta em NFTs e ganhar uma ganha? Veja os detalhes

Google anuncia a retirada de aplicativos de mídias russas

No início deste mês, a Google anunciou a retirada de apps afiliados ao estado russo da Play Store, sua loja virtual. A Alphabet é um conglomerado de empresas vinculadas ou que pertencem ao Google, foi ela que informou a retirada de conteúdos de mídias estatais russos.

Além disso, ferramentas de pesquisa no Google News, além de programas como: mobile do Russia Today (RT News) e Sputnik News também foram excluídos. De acordo com a empresa, essa é uma ação antecipada que visa cumprir a decisão imposta pela União Europeia. De fato, essa é uma postura que mostra reprovação à Rússia.

Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê? Confira
Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê? Confira / Créditos de imagem pexels

A decisão de remoção dos apps inclui todos os canais de distribuição do país, até mesmo os canais digitais. Apesar de tudo isso, a resolução se impõe apenas a União Europeia e o Reino Unido, além de Ucrânia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

A plataforma do RT News se encontra fora do ar e para aumentar o número de plataformas canceladas, o governo de Kiev pediu para desativar alguns apps. O Google Maps local foi um deles, pois essa é uma forma de localização que pode ser utilizada por russos. Portanto, essa é uma atitude que visa proteger civis ucraniânos.

Por fim, você precisa saber que a sanção legal será aplicada por região, ou seja, não vai acontecer um rompimento global. É importante ressaltar que a retirada dos canais e aplicativos não é uma ação definitiva, uma hora ou outra, os apps podem voltar a funcionar. Com certeza, tudo é uma questão de tempo, então, vamos aguardar o fim da guerra.

Leia também: aplicativos que podem acompanhar o crescimento do seu filho, veja o por que eles são importantes

Apple também faz restrição de apps

Não só a Google que tem sofrido com as sanções legais e está tendo que bloquear apps, a Apple se encontra na mesma situação e vai precisar remover aplicativos da App Store, sua loja virtual. No entanto, ela resolveu tomar medidas mais firmes e vai tirar do ar as mesmas plataformas que o Google tirou, no entanto, de forma global.

Tim Cook, CEO da Apple, recebeu um pedido direto do vice-primeiro-ministro ucraniano, Mykhailo Fedorov. A solicitação de interrupção de venda de dispositivos e o bloqueio total do App Store na Rússia chegou através de uma carta. Respeitosamente, a Apple concordou e já se comprometeu com a restrição dos apps.

Depois, a Apple enviou uma mensagem à AFP, avisando sobre a interrupção da exportação para a Rússia. Portanto, hoje, a empresa não atua mais no país. De fato, a empresa tem se mostrado sua posição em relação à guerra e sua postura está de acordo com as sanções impostas.

As medidas adotadas pela Apple não param por aí, além de tudo falado anteriormente, a empresa resolveu desativar o tráfego e cancelar eventos ao vivo. A saber, as cerimônias estavam marcadas para acontecer no Apple Maps, na Ucrânia, canceladas por questões de segurança. Agora, se prepare, pois, vamos falar um pouco sobre outras plataformas, o que acha?

Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê? Confira
Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê? Confira / Créditos de imagem pexels

Como outras empresas têm se comportado com a suspensão dos aplicativos

Outras empresas também estão se alinhando e adotando medidas que são desfavoráveis à Rússia. Um bom exemplo é a Microsoft, que baniu a RT News de sua loja de apps. Além disso, a empresa tirou do ar a produção de notícias estatais na sua plataforma de pesquisa Bing

O Twitter também está agindo e adotou uma política de sinalizar links que contenham conteúdos de comunicação da mídia russa. Essa “rotulação” é feita no mundo todo, com o intuito de reduzir a visibilidade. Além disso, o Twitter quer bloquear contas estatais russas, e está apenas esperando a sanção entrar em vigor.

A Meta, dona do Facebook, além de outras plataformas de mídias sociais estão restringindo o acesso das comunicações estatais russas. Como podemos ver, a Rússia está perdendo espaço de comunicação e as empresas têm se antecipado às sanções. Se você gosta desse tipo de conteúdo, fique atento à página, pois vamos trazer muito mais informações para você. Até breve!

Confira: aplicativos da loja Google Play no PC, veja a forma correta para baixar

Aplicativos da loja Google Play no PC: veja a forma correta para baixar
Aplicativos da loja Google Play no PC: veja a forma correta para baixar / Créditos de imagem unsplash

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *