Como consultar o meu saldo do FGTS? Veja o passo a passo
Entretenimento

Como consultar o meu saldo do FGTS? Veja o passo a passo

O Ministério da Economia autorizou um saque extra do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e, com isso, despertou a atenção de muitos trabalhadores interessados no serviço. Entretanto, muitas pessoas estão com dúvidas se terão direito ao benefício.

O FGTS é um serviço criado pelo Governo Federal para pagar fundos sobre um percentual descontado no salário dos trabalhadores. Assim, os empregadores devem contribuir com oito por cento sobre os vencimentos dos funcionários e, com isso, o dinheiro é depositado na Caixa Econômica Federal (CEF).

Confira: Apple e Google removeram aplicativos na Rússia, mas você sabe o porquê?

Mas, os trabalhadores que precisam saber se terão direito ao saque extra do benefício, deverão consultar a disponibilidade do serviço nas agências da Caixa ou pelo aplicativo do banco disponível para Android e iOS. Por isso, preparamos este guia para explicar como você deve fazer.

Como consultar o meu saldo do FGTS? Veja o passo a passo
Como consultar o meu saldo do FGTS? Veja o passo a passo / Créditos de imagem pixabay

Como depositam o FGTS?

Os depósitos para o FGTS devem ser realizados até o dia sete de cada mês. Caso o empregador não deposite o benefício, estará sujeito a multas e encargos sobre os valores atrasados e, além disso, o FGTS deve ser pago sobre outras modalidades como:

  • Abonos;
  • Salários adicionais;
  • Aviso prévio;
  • Comissões;
  • 13° salário.

Os trabalhadores que passaram por diversas empresas possuem uma conta ativa do FGTS e, caso esteja empregado, receberá mensalmente o benefício. Entretanto, existem algumas regras para o pagamento do benefício como:

  • Demissão sem justa causa;
  • Saque aniversário;
  • Doenças;
  • Aposentadoria;
  • Trabalhadores a partir de 70 anos;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Aquisição da casa própria;
  • Trabalhador sem carteira assinada há mais de três anos.

Como consultar o saldo do benefício?

O cidadão pode consultar o saldo do benefício sem precisar comparecer em agências da Caixa Econômica Federal. Para isso, é possível conferir o valor através de algumas opções rápidas, práticas e fáceis como:

Leia também: como controlar as finanças? Veja 5 aplicativos que vão te ajudar a manter as finanças organizadas

  • SMS;
  • Correspondências bancárias;
  • Site da CEF;
  • Aplicativo do FGTS.

O trabalhador deve informar o Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS/PASEP no site da CEF. Os dados são localizados na carteira de trabalho e, também, no aplicativo do serviço, o cidadão deve cadastrar um login com senha e, dessa forma, poderá acessar o histórico de seu FGTS.

Como consigo sacar o FGTS?

Contudo, para receber o dinheiro, a pessoa pode comparecer a uma agência da CEF com um documento pessoal com foto ou sua carteira de trabalho. No entanto, é possível escolher outra forma de pagamento através do app do benefício e, dessa maneira, o cidadão pode programar a transferência do valor para sua conta pessoal.

Contudo, o FGTS vale se o trabalhador se enquadrar em situações que permitam a liberação e, também, se optar em receber as parcelas do saque aniversário. Entretanto, para receber os saques extras, o cidadão deve procurar uma agência da Caixa ou acessar o conteúdo no site do banco.

Quais documentos devo apresentar para receber o benefício?

Se não for desligado por justa causa ou em situações omissas, o trabalhador receberá o FGTS. Então, para receber seu benefício, a pessoa deverá comparecer a uma agência da Caixa Econômica e apresentar alguns documentos como:

  • Identidade e CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Documentos da rescisão trabalhista.
Como consultar o meu saldo do FGTS? Veja o passo a passo
Como consultar o meu saldo do FGTS? Veja o passo a passo / Créditos de imagem pixabay

No entanto, é importante você conferir com sua empresa a relação de documentos que deverá apresentar para sacar o FGTS e, assim, poder receber o benefício corretamente. Porém, é possível consultar outras informações na página do FGTS e, dessa forma reduzir algumas dúvidas sobre como sacar o fundo de garantia.

Além disso, o FGTS também concede o benefício do saque extra em R$ 1 mil conforme o mês de aniversário dos trabalhadores. Por isso, o benefício será pago através da Conta Poupança Social Digital e será aberta automaticamente pela Caixa Econômica em nome dos beneficiários.

Então, os trabalhadores poderão optar em receber o benefício, para isso, deverão procurar uma agência da CEF ou acessarem o aplicativo para não receberem o saque extra. O processo é simples e descomplicado e, se preferir, a pessoa poderá fazer todas as operações través de seu celular.

No mais, se você tiver direito a receber parcelas em atraso ou valores de contas inativas do FGTS, não deixe de procurar a Caixa Econômica Federal para obter os valores atualizados e disponibilizados em suas contas. Portanto, aproveite o benefício e não demore a solicitar.

Confira: como os NFTs podem ser um problema para a natureza? Confira agora

Com os NFTs podem ser um problema para a natureza? Confira agora
Com os NFTs podem ser um problema para a natureza? Confira agora / Créditos de imagem unsplash

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *