relacionamento
Relacionamento

Como lidar com o financeiro dentro do relacionamento

A questão financeira dentro de um relacionamento é um dos principais pontos que levam muitos casais ao divórcio. Entenda como reverter essa situação.

Quando decidimos nos relacionar com alguém, escolhemos também partilhar a nossa vida como um todo. A reciprocidade no amor, busca ter tempo de qualidade com o parceiro ou parceira, vem o querer planejar passeios aos finais de semana,  viagens, planejar um futuro juntos… 

Dentro de quase todo relacionamento existem brigas ou discussões de vez em quando e é normal, o problema mesmo está na falta de diálogo entre os casais. Claro que para se relacionar com alguém o amor é o ponto principal a ser considerado, porém a construção dele depende da soma de fatores como por exemplo a confiança, respeito, transparência, dentre outros. 

Com toda certeza, finanças não é um dos assuntos mais interessantes para se tratar com o parceiro ou parceira, mas é necessário, pois é a partir daí também que cada um entende a limitação do outro, onde poupar ou então gastar. 

O financeiro não pode sobrepor o amor do casal, devemos lembrar que essa situação é passageira e que a solução deve ser buscada em conjunto, mas há também os casos em que essa situação se prolonga e se estabelece na vida do casal e é aqui que mora o problema. Muitas vezes isso acontece porque muitos casais tendem a agir com individualidade em relação às suas finanças. Em contrapartida, quando os casais têm uma boa conexão nos outros aspectos do relacionamento, por terem um bom diálogo, consequentemente conseguem superar assuntos como estes, criam estratégias juntos, procuram soluções juntos e tudo flui de maneira leve, pois o assunto acaba sendo tratado como algo natural. 

Como lidar com as divergências financeiras dentro do relacionamento?

Dupla é presa após roubar dinheiro e alianças de casal na orla de São  Vicente

É preciso ter paciência e tolerância ao falarmos de finanças dentro do relacionamento, por isso separei algumas dicas:

Diálogo aberto: É claro que é necessário comunicar ao seu parceiro ou parceira caso você tenha dívidas ou gastos excessivos, mas num primeiro momento é necessário que se perca o medo de falar em dinheiro, sem toda aquela visão problemática sobre a situação se utilizando da fala num tom que busque solucionar o problema. 

Não julgue: Julgar o seu parceiro ou parceira é desnecessário e só traz desgaste ao relacionamento. Desde que não afete seus objetivos pessoais, não julgue seu parceiro ou parceira por destinar o dinheiro que ganha onde acha ser necessário. 

É claro que há metas a serem partilhadas, mas as necessidades individuais devem ser consideradas.

Falar de dinheiro não precisa ser um problema: escolha o momento certo para falar das finanças de forma tranquila, divertida e descontraída. Mantendo o diálogo entre vocês não há que se falar em esconder contas, seja sempre transparente e por consequência o assunto se tornará cada vez mais leve por ir se tornando algo comum.

Continue investindo em você: são duas pessoas diferentes dentro de um relacionamento, portanto é normal que cada um tenha uma maneira de pensar. Não é porque o seu parceiro ou parceira não poupa ou não investe o próprio dinheiro que você também não deva cuidar do seu.

Nunca deixe para trás ou abra mão dos seus próprios objetivos para viver em função do parceiro ou parceira. 

É necessário sempre ter em mente suas metas e sonhos de forma individual ao mesmo tempo que trabalha em conjunto para construir os que são comuns entre o casal.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *