Você sabia que muitas vezes as dívidas no casamento acabam colocando um ponto final na relação?
Claro que para um casamento dar certo é necessário que o amor seja o principal foco de construção da relação, mas o gerenciamento de finanças quando relacionado a dívidas se torna um grande aliado para trazer mais harmonia e felicidade entre o casal.
É fato que o dinheiro pode ser um motivo que traga alegria, mas também a falta dele pode gerar problemas e desentendimentos, dependendo da situação.
Afinal, um relacionamento saudável tem por base momentos que necessitam de dinheiro para que possa ser vivenciado tempo de qualidade, como por exemplo sair aos finais de semana, um jantar, viagens, passeios, etc. Mas não há que se falar em adquirir dívidas para poder desfrutar de momentos como estes, pois tudo pode e deve ser planejado e organizado.
Dicas para amenizar as dívidas no casamento e melhorar a relação à dois
Separei algumas dicas valiosas para um melhor gerenciamento da vida financeira do casal:
- Estabeleçam metas juntos: é importante que haja entre o casal metas a serem alcançadas em conjunto, definam metas juntos. Ambos precisam estar na mesma sintonia e busca de realização. É necessário que haja comprometimento de ambas as partes, evitando assim, por exemplo, que um contraia dívida enquanto o outro está tentando juntar dinheiro. Vida a dois, se sonha junto, planeja junto e realiza junto!
- Transparência sobre o quanto cada um ganha: quando se tem conhecimento do montante real do quanto cada um ganha, fica mais fácil entender o quanto o outro pode economizar ou gastar e assim planejarem juntos as próximas metas, sonhos e planos.
- Controlem os gastos juntos: depois de metas traçadas e a transparência obtida na relação, o controle dos gastos deve ser feito em conjunto para que assim então as metas e objetivos sejam alcançados com mais facilidade. É necessário que o casal visualize junto para então definir o quanto cada um deve gastar ou poupar para atingirem suas metas. Façam planejamentos mensais dos gastos do casal.
- Procurem soluções juntos: Ao terem em mente essas 3 diretrizes, qualquer que seja o passo a ser dado dali em diante funcionará bem entre o casal. Conversem sobre seus planos, sonhos e desejos. Façam acontecer juntos! E caso algo dê errado nesse processo, lembrem-se de que a situação só irá se resolver caso procurem soluções juntos e não culpabilizando um ao outro individualmente.
O dinheiro do casal é do casal e não individual. Se comuniquem sempre, sobre o que, como e quando poderá ser possível realizar suas metas ou resolver as questões de dívidas, caso tenham.
Não permitam que uma crise financeira vire discussão ou sobreponham a relação de vocês, não deixem que as emoções tomem conta, mas sim tenham sempre em mente a necessidade da comunicação entre o casal durante todo o processo, a necessidade de montar um orçamento familiar em conjunto para então solucionarem este problema.
Essas dicas servem tanto para os gastos que o casal sabe que vai acontecer ou também para aqueles gastos que são inesperados. E é por essa razão que se faz tão necessário uma organização financeira, o hábito de registrá-los para então poder saber o quanto poupar, evitando as dívidas e também maiores transtornos caso ocorram.