Teste de visão: oftalmologista online? Conheça agora
Tecnologia

Teste de visão: oftalmologista online? Conheça agora

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Nesse sentido, é natural se preocupar com a saúde dos seus olhos e buscar alternativas para mantê-la adequada. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o oftalmologista também pode realizar testes on-line muito confiáveis para descobrir como está sua visão.

Os exames de vista tradicionais envolvem máquinas modernas e o atendimento presencial de um médico. Mas, com o avanço da telemedicina, especialistas criaram diversos testes da área oftalmológica que o paciente pode fazer direto de sua casa. Assim, cuidar dos olhos se tornou ainda mais prático e com custos bem reduzidos.

Confira: como fazer a minha declaração do imposto de renda pelo aplicativo? Confira 5 apps que vão te ajudar

Além disso, os testes de visão on-line podem ajudar o médico a descobrir diversos problemas. Hoje, você irá conferir as vantagens dessa ferramenta virtual e o que ela consegue detectar a partir de um celular ou computador com conexão à internet. Descubra a seguir como é fácil cuidar de sua visão de um jeito simples e prático.

Oftalmologista on-line: como os testes funcionam?

Quem nunca participou de uma consulta médica à distância, deve ter algumas dúvidas sobre como ela funciona. Em primeiro lugar, saiba que as consultas virtuais podem atender as pessoas que apenas querem descobrir se está tudo em ordem com a saúde ocular ou as que apresentam alguma queixa.

Teste de visão: oftalmologista online? Conheça agora
Teste de visão: oftalmologista online? Conheça agora / Créditos de imagem freepik

Assim, a primeira coisa para descobrir é o estado de sua ”acuidade visual”. O nome pode até parecer complicado, mas nada mais é do que o médico verificar se você consegue enxergar números, letras ou objetos de tamanhos diferentes. Portanto, isso se torna possível de ser feito por meio de um celular ou computador.

Além disso, o oftalmologista pode avaliar como está sua sensibilidade à luz, o que é muito importante no diagnóstico de várias doenças oculares. O daltonismo e o astigmatismo, por exemplo, também podem ser reconhecidos através do exame de vista virtual. Veja a seguir como o médico realiza alguns testes específicos.

Como o oftalmologista faz os testes?

Em geral, o teste para descobrir se uma pessoa tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo é bem simples e rápido. Dessa maneira, se você não conseguir enxergar certos pontos dentro de um desenho, o oftalmologista pode diagnosticar alguns problemas de visão. Tudo isso é feito em questão de minutos.

Leia também: como fazer para ganhar os R$ 500 via aplicativo da Nubank? Confira agora

Ainda mais, o paciente também passa por alguns testes com a luz que podem ajudar a descobrir se este precisa de cirurgias refrativas. Em casos mais leves, óculos especiais podem corrigir o problema e o médico pode receitá-los de acordo com o diagnóstico. Dessa forma, vemos que os testes on-line são sim confiáveis e eficazes.

O daltonismo também é um problema de visão que está presente em milhares de pessoas pelo Brasil. Existem três tipos e o médico pode reconhecê-los a partir dos exames virtuais. Por fim, o profissional pode indicar outros exames presenciais caso apareça algum problema de visão e confirmar os diagnósticos do paciente.

Vantagens

A primeira vantagem do exame de vista on-line é que o oftalmologista pode atender de qualquer local com conexão à internet. Desse modo, você tem acesso aos melhores profissionais do mercado e sem sair de casa, o que é uma praticidade a mais no dia a dia. Além disso, para consultas periódicas, essa opção se torna excelente.

Teste de visão: oftalmologista online? Conheça agora
Teste de visão: oftalmologista online? Conheça agora / Créditos de imagem pixabay

Os exames geralmente saem na mesma hora e o médico pode dar todas as informações necessárias para o paciente. Então, se chegou o momento de trocar os óculos ou de tratar algum tipo de problema de visão, é possível descobrir por meio dos testes virtuais. De acordo com especialistas, todas as pessoas deveriam ir ao menos uma vez ao ano ao oftalmologista.

Por fim, relembramos que os exames on-line de visão não substituem a consulta presencial com aparelhos específicos para cada tipo de situação. Nesse sentido, a consulta virtual é uma boa maneira de estar sempre atento a sua saúde ocular por isso, você deve seguir as orientações do seu oftalmologista, de acordo com seu diagnóstico.

Confira: quais são os melhores aplicativos para quem está de dieta? Confira os 5 melhores

Quais são os melhores aplicativos para quem está de dieta? Confira os 5 melhores
Quais são os melhores aplicativos para quem está de dieta? Confira os 5 melhores / Créditos de imagem unsplash

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *